A criação do FAP (Fator Acidentário de Prevenção), que entrou em vigor em 10 janeiro de 2010, mobiliza as empresas e os escritórios jurídicos do país em uma corrida para traçar estratégias, modificar rotinas e estudar instrumentos administrativos e jurídicos disponíveis. Há controvérsias sobre a legalidade do multiplicador, fato que vem impulsionando sua impugnação.
Os próximos meses serão cruciais nas tomadas de decisões que objetivem a prevenção ou impugnação da majoração tributária trazida pelo FAP. Enquanto algumas empresas terão redução de 50% na alíquota, outras sofrerão com o crescimento de até 100%, que pode representar um rombo na saúde financeira dessas corporações.
O tempo é escasso para a área jurídica das empresas se adequar às novas regras. Os impactos podem ser grandes e é preciso estruturar e executar um plano abrangente para prevenir perdas e minimizar riscos.
Nesse momento importante de transição, este Seminário InterNews reúne o Ministro da Previdência Social, advogados e consultores para abordar amplamente as principais questões relacionadas ao FAP.
O Ministro José Pimentel irá apresentar as novas regras do FAP, abordando as mudanças legislativas e de regulamentação e a nova aplicabilidade do FAP. Conheça as alternativas que serão apresentadas neste evento por advogados para evitar majoração e gastos indevidos com o tributo. Veja as possíveis adaptações administrativas em conformidade com as novas regras. Avalie com representantes de renomados escritórios de advocacia instrumentos jurídicos apropriados.
Entre outras, este seminário abordará os seguintes tópicos para a adaptação às novas regras do FAP:
PROGRAMA
8h30 Credenciamento
9h00 As Novas Regras do FAP
Paulo Rogério Albuquerque
Coordenador geral de políticas de saúde do trabalhador do Ministério da Previdência Social. Pesquisador-colaborador pleno da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (UNB)
10h30 Coffee break
10h50 Os Desafios e as Mudanças no SAT Trazidas pelo FAT
Alessandra Garzotti
Advogada do Garzotti Associados
12h10 Almoço
13h40 Majoração da alíquota da contribuição ao RAT (SAT)
Bianca Delgado Pinheiro
Gerente de Direito Tributário e Presidente do Conselho de Ética do Décio Freire e Advogados Associados. Consultora Tributária da FGV/SP
15h00 A jurisprudência do FAP
Maria Teresa Leis Di Ciero
Advogada do escritório Pinheiro Neto. Mestre em Direito Previdenciário.
16h20 Coffee break
16h40 Cases: Alternativas jurídicas para obtenção de resultados na Justiça
Márcia Martins
Sócia do Martins Miguel e Padulla Gouveia Advogados. Assessora da Comissão de Assuntos Jurídicos da Federação de Comércio do Estado de São Paulo.
18h00 Encerramento
INFORMAÇÕES
Data
7 de abril de 2010
Local
Hampton Park Residence Hotel
Al. Campinas, 1213
Jardins - São Paulo - SP
SENHA