A gestão de risco de crédito, cada vez mais importante nas instituições financeiras, demanda a criação de uma estrutura que observe os requisitos da Resolução 3721 do CMN e que funcione como uma eficaz ferramenta gerencial. Para melhor orientar o processo de implantação da gestão de risco de crédito na sua instituição, participe deste Treinamento InterNews, com coordenação técnica da Integral Trust.
Faça como o Banco Itaú, Banco Bradesco, Banco do Nordeste, Banco Votorantim, BNDES e diversas outras instituições que participaram das três edições anteriores deste treinamento. Não deixe para a última hora, o prazo é curto. Na data de realização deste treinamento, 25 de março, restarão apenas cerca de 151 dias para a sua instituição cumprir as exigências da Resolução 3721 e das normas do Banco Central. Em outubro de 2010, a estrutura de gestão de risco de crédito precisará ter sido implantada e estar em plena operação.
Venha analisar em detalhes o que a sua instituição precisa fazer. Os requisitos para a plena observação da Resolução 3721/2009 do CMN e das normas do BC serão abordados em profundidade, cobrindo os diversos aspectos da gestão de risco de crédito: políticas, processos, sistemas e procedimentos que deverão ser informados ao Banco Central até abril de 2010 e plenamente implementados até outubro de 2010.
INSTRUTOR
Carlos Fagundes
Engenheiro e administrador, com pós-graduação Harvard Business School. Ocupou cargos de direção em instituições financeiras nacionais e internacionais, tais como presidente da Itaúleasing e vice presidente financeiro (CFO) do Chase Manhattam Bank. Foi presidente da ABEL-Associação Brasileira de Empresas de Leasing e vice presidente da ABBC-Associação Brasileira de Bancos. Atualmente é diretor da Integral-Trust Serviços Financeiros, empresa especializada em gestão de riscos em instituições financeiras.
PROGRAMA
1. O risco em instituições financeiras
2. Como estruturar o controle de risco
3. O risco de crédito na regulamentação do Bacen
4. A Resolução 3721 passo a passo
AGENDA - 25 de março de 2010
08h40
Credenciamento – Welcome coffee
09h00 Início do Treinamento
10h00 Coffee break
10h20 Treinamento
11h20 Coffee break
11h40 Treinamento
12h40 Almoço
14h00 Treinamento
16h10 Coffee break
16h30 Treinamento
18h00 Encerramento
INFORMAÇÕES
Data
25 de março de 2010
Local
Hotel Mercure Privilege
Av. Macuco, 579
Moema - São Paulo - SP
SENHA